9 de fevereiro de 2007

Insanidades Aleatórias (Cadernos rabiscados e sonhos)

Hoje foi o primeiro dia de aula.Sorrisos,abraços,sonhos,cadernos branquinhos loucos para serem usados,e eu ali, olhando tudo do lado de fora...
É.Não foi o meu primeiro dia de aula,mas o dos meus alunos...
Hoje, olhando todos aqueles adolescentes com os olhinhos brilhando e os sorrisos escancarados, me deu vontade de chorar.(psiu!não conta isso pra ninguém hein!senão acaba com a fama de má =]).
Uma tristeza me toma conta cada vez que um ano letivo se inicia.Mas não é uma tristeza má não(igual a da dona bruxa má que me deu a maldição),é uma tristeza de saudades... Porque vejo que aquela minha época está ficando cada vez mais longe, cada vez mais no passado.
Lembro dos meus primeiros dias de aula.Da ansiedade da véspera.De "o que eu vou vestir?"(se bem que a gente usava uniforme.E que uniforme terrível aquele.Passo a acreditar que é graças aos uniformes que as meninas desenvolvem complexos alimentares!sim!pensa bem...como é que demônios você vai se achar bonita num uniforme gigante às 7 da manhã, com aquela parte do cabelo que briga e esperneia porque quer ficar do lado contrário de todo o resto do cabelo?!impossível!).De ficar pensando se iria entrar algum gatinho novo na escola(se bem que era pensamento vão...porque eles não me davam muita bola.nerd demais.feminina de menos...).De matar a saudade dos professores queridos.De escutar as aventuras de férias dos meninos(porque as minhas sempre eram os livros novos que li,ou então o que eu tinha escrito...).
Hoje, olhando todos aqueles adolescentes com os olhinhos brilhando e os sorrisos escancarados, me deu vontade de chorar.(psiu!não conta isso pra ninguém hein!senão acaba com a fama de má =]).
Aquela timidez de escola nova.O medo de não encontrar ninguém igual a você e bum!Acaba trombando em alguém que só não é você porque nasceu com barba ao invés de tpm...=]
Os cadernos novos...Que saudades sinto deles...Esses dias fui comprar o material da Gigi(minha irmãzinha linda!) e me deu vontade de comprar um caderno, desses cheios de adesivinhos,cheirosinhos, só pra relembrar o cheirnho de novo que só a adolescência pode ter...

Mas agora eu não sento mais naquelas cadeiras.Já não fico contando os minutos pra hora do intervalo chegar.E também não fico mais enlouquecida com aquelas malditas funções de segundo grau, que só fui descobrir pra que serviam depois que saí da escola.
Agora eu sou aquela figura, que fica lá, pertinho do quadro.Muitas vezes com o olhar longe e triste,pensando se aqueles a sua frente lembrarão dela um dia.A pessoa que espera poder mudar o mundo com palavras,sorrisos e um pouco de ironia.

Hoje recebi tantos abraços.Tantos sorrisos sinceros e tantas reclamaçãos por estar dando aula pra essa ou pra aquela turma.Que acabei pensando que talvez um dia eu seja lembrada.Há pessoas que dizem que professoras são segundas mães.Eu sou a madrasta!(rapaz!há quem diga que sou o cão! =])Ou a irmã mais velha.Que puxa a orelha mesmo, e faz aprender mesmo que na marra.Mas que também se desespera e sofre, quando vê um de seus pestinhas sofrendo.
Ser professora talvez não seja o sonho de muita gente.Mas já foi o meu um dia.E continua sendo.Mesmo que eu ainda sinta saudade da época que ficava ali,sentadinha na carteira da frente,anotando tudo o que os mestres diziam.

Mas não pense que não sento nessas cadeirinhas mais.Vezemquando, ao passar exercícios pra fundir a cacholita dos malinhas, vou lá pro fundão prosear com os meninos.Afinal, hoje eles me dão bola...=]

2 comentários:

Luana disse...

Ai meo, hoje é meu primeiro dia de aula, no curso lá.... Q meda! Faz quatro anos q nao vou à escola... Parece quando eu mudei de escola na oitava série, muito louco... Mas tou mto animadaaa....
Queria assistir uma aula sua um dia! Seria uma aluna aplicada, prometo! E vc será lembrada sim, ô, cada uma....
Bejao minina
*

Taís disse...

Adorava início de aula! Caderno cheirando a novo. Livros novinhos...tudo tão arrumado! Tantas esperanças!

Vou começar um curso agora dia 27, mas o ânimo não está dos melhores.

Pois é, meu blog está em inglês agora e meu namoro.....ai, ai.....

Beijos de saudade.